Miar é para todos os fins; seu gato pode estar usando "miau" como uma saudação, um comando, uma objeção ou um anúncio. Algumas pessoas observaram seus gatos andando pela casa miando para si mesmos.
Chirps e trinados são como uma mãe gata diz a seus gatinhos para segui-los. Destinado a você, provavelmente significa que seu gato quer que você o siga, geralmente até a tigela de comida. Se você tiver mais de um gato, geralmente os ouvirá conversando dessa maneira.
O ronronar geralmente é um sinal de contentamento. Os gatos ronronam sempre que estão felizes, mesmo enquanto comem. Às vezes, porém, um gato pode ronronar quando está ansioso ou doente, usando seu ronronar para se confortar, como uma criança chupando o dedo.
Rosnar, assobiar ou cuspir indica um gato irritado, assustado, zangado ou agressivo. Deixe esse gato em paz.
Um uivo ou uivo (eles soam como miados altos e prolongados) indica que seu gato está em algum tipo de angústia - preso em um armário, procurando por você ou com dor. Encontre seu gato se ele estiver fazendo esse barulho. No entanto, em gatos inalterados, esses sons fazem parte do comportamento de acasalamento. Se o seu gato for idoso, ele pode uivar porque está desorientado, especialmente se sofrer de um distúrbio cognitivo, como a demência.
Tagarelar, chilrear ou chilrear são os ruídos que seu gato faz quando está sentado na janela observando pássaros ou esquilos. Geralmente se traduz em emoção... ou eles podem estar pensando na hora do lanche.