toxoplasmose
O que é toxoplasmose?
A toxoplasmose é uma doença causada pela infecção pelo organismo chamado Toxoplasma gondii ( T. gondii) . Este é um organismo unicelular microscópico relacionado aos coccídios. Praticamente todos os animais de sangue quente, incluindo pessoas, podem ser infectados por esse organismo. É um parasita extremamente bem adaptado e raramente causa doenças significativas nos indivíduos que infecta.
Quão comum é o Toxoplasma em gatos?
O toxoplasma ocorre em todo o mundo e a infecção em gatos é igualmente generalizada. Muito mais gatos estão infectados do que apresentam sintomas. Em estudos de pesquisa, até metade dos gatos adultos em certas áreas geográficas têm anticorpos contra o organismo no sangue, indicando que foram expostos à infecção em algum momento de suas vidas. As taxas de infecção são maiores em gatos de rua e de rua.
Em contraste, a infecção é incomum em gatos de estimação que caçam pouco ou nada e comem principalmente ou exclusivamente alimentos comerciais para gatos. Apesar do elevado número de gatos infectados com T. gondii , poucos apresentam sinais clínicos significativos.
Como o Toxoplasma é transmitido?
Os gatos são geralmente infectados pela ingestão do organismo presente na carne de outro animal infectado, conhecido como 'hospedeiro intermediário'. O hospedeiro intermediário é geralmente um roedor. Após a infecção, o organismo Toxoplasma se replica, ou se reproduz localmente no trato intestinal do gato, e geralmente fica contido lá. A replicação no trato intestinal resulta na eliminação de oocistos (uma forma de ovos) nas fezes. Os gatos são os únicos hospedeiros definitivos do T. gondii , o que significa que o organismo só pode produzir oocistos quando infecta um gato.
Os oocistos representam uma forma resistente do organismo que pode sobreviver no ambiente externo por muitos meses ou mesmo anos. Outros animais podem ser infectados pela ingestão desses oocistos, mas a doença só ocorrerá se grandes quantidades forem ingeridas.
Em alguns gatos, principalmente se suas defesas imunológicas estiverem comprometidas, o Toxoplasma pode invadir além do intestino e se espalhar para outros órgãos internos do corpo do gato. Nos órgãos internos, eles podem causar danos suficientes para causar sinais de doença ou podem ficar dormentes em um cisto tecidual . Um cisto tecidual é diferente do oocisto. Os cistos teciduais podem ser infecciosos se o tecido infectado for comido por outro animal.
Como as pessoas pegam toxoplasmose?
Enquanto os gatos são geralmente infectados pela ingestão de roedores infectados, ou mais raramente pela ingestão de oocistos do ambiente, os humanos são mais comumente infectados pela ingestão de alimentos contaminados. Ovinos, bovinos e suínos pastando em pastagens contaminadas, ou alimentados com alimentos contaminados com oocistos, podem desenvolver a forma enquistada do organismo em seus tecidos corporais. Se a carne infectada (geralmente bovina, suína ou ovina) não for cozida adequadamente, ou se as precauções de higiene adequadas não forem seguidas durante o manuseio de carne não cozida, os seres humanos podem ser infectados. A ingestão de oocistos de gatos infectados, por exemplo, durante a jardinagem em solo contaminado, é uma fonte muito menos comum de infecção humana.
Que doença o Toxoplasma causa em gatos?
Embora a toxoplasmose seja uma infecção relativamente comum, geralmente não causa doença em gatos infectados. No entanto, se o gato estiver imunocomprometido e seu sistema imunológico não estiver funcionando adequadamente, o Toxoplasma pode continuar a se replicar, se espalhar e causar danos aos tecidos. Quando isso acontece, uma variedade de problemas clínicos diferentes pode se desenvolver, incluindo doenças oculares, doenças respiratórias, diarreia, doenças hepáticas e sinais neurológicos, dependendo de quais tecidos são afetados.Tal doença pode ser aguda (rápida no início) ou mais crônica com períodos de doença intercalados com períodos de alguma recuperação. É importante lembrar que o Toxoplasma gondii é uma causa muito rara de doença em gatos. Por favor, consulte o seu veterinário se estiver preocupado com quaisquer sinais clínicos que o seu gato esteja exibindo.
Como a toxoplasmose pode ser diagnosticada e tratada?
A toxoplasmose é difícil de diagnosticar em gatos porque os sinais podem ser muito variáveis. Estão disponíveis exames de sangue que determinarão se um gato foi exposto ao organismo. Esses testes não significam necessariamente que o Toxoplasma seja a causa de qualquer doença, pois a maioria dos gatos expostos não desenvolve a doença. Quando há suspeita de toxoplasmose em um gato, ela geralmente é tratada com antibióticos.
Qual a importância do Toxoplasma nas pessoas?
Tal como acontece com a infecção em gatos, a grande maioria das pessoas infectadas com este organismo não desenvolve nenhuma doença clínica, ou possivelmente apenas apresenta sinais ligeiros e transitórios semelhantes aos da gripe. No entanto, existem alguns casos em que a doença significativa ocorre e uma situação é particularmente importante. Se uma mulher grávida adquirir infecção por Toxoplasma durante a gravidez, a infecção pode ser transmitida ao feto e, às vezes, causar danos graves.
sso só é um risco se a mulher adquirir a infecção durante a gravidez. Uma mulher que tenha sido previamente exposta ao organismo não apresenta risco de transmissão ao feto se engravidar posteriormente.
Os donos de gatos são mais propensos a desenvolver uma infecção?
Embora os gatos sejam essenciais para completar o ciclo de vida do T. gondii , várias pesquisas mostraram que as pessoas que possuem gatos não correm um risco maior de contrair a infecção do que as pessoas que não possuem gatos. Há várias razões para isso:
1. Muitos gatos de estimação nunca serão expostos ao Toxoplasma e, portanto, não podem transmitir a infecção aos humanos.
2. Mesmo que um gato seja infectado com Toxoplasma , ele só eliminará os oocistos ou ovos em suas fezes por aproximadamente dez dias após a exposição inicial. Depois disso, não há mais derramamento significativo de oocistos e, portanto, novamente, nenhum risco adicional para os seres humanos.
3. Embora os seres humanos possam ser infectados pela exposição a oocistos no ambiente, uma fonte mais comum de infecção parece ser a carne infectada.
Como os humanos podem evitar a infecção?
Seguir algumas medidas sensatas de higiene ambiental e de carne pode reduzir muito o risco de infecção humana:
- Cozinhe toda a carne completamente - pelo menos 160-180 ° F (70-82 ° C) por toda parte.
- Lave bem as mãos, utensílios e superfícies após manusear carne crua.
- Lave todos os legumes com cuidado.
- Use luvas ao fazer jardinagem em solo potencialmente contaminado por fezes de gato.
- Esvazie as caixas de areia para gatos diariamente, descarte a areia com cuidado e desinfete com água fervente. Leva mais de 24 horas para que os oocistos que são eliminados nas fezes se desenvolvam no estágio infeccioso. Se a caixa de areia for higienizada diariamente, mesmo que um gato esteja excretando oocistos, eles não se tornarão infecciosos no momento em que a ninhada for trocada.
- Desencoraje os gatos de estimação de caçar e evite alimentá-los com carne crua ou mal cozida.
- Cubra as caixas de areia das crianças para evitar que os gatos as usem como caixa de areia.