; Adestramento

Adestramento

 

O que saber antes de começar a treinar gatos


Estocar guloseimas 

Para começar, os gatos precisam de motivação. Ao contrário dos cães, os gatos não ficarão tão empolgados e ansiosos para aprender, a menos que suas recompensas valham a pena. Para aproveitar ao máximo suas sessões de treinamento, certifique-se de estocar suas guloseimas favoritas e deliciosas comidas de gato .

Encontre o melhor horário

A vida diária dos gatos segue um ciclo previsível de caça (brincar), comer, se arrumar e dormir, então você vai querer encaixar as sessões de treinamento em sua rotina. Tente treinar seu gato logo após ele acordar da soneca, pois ele estará pronto para brincar e mais propenso a se concentrar. Eles provavelmente também estarão com fome, o que significa que trabalharão muito para conseguir essas guloseimas saborosas.

Mantenha as sessões de treinamento breves

Os gatos têm períodos curtos de atenção. Uma sessão de treinamento com menos de 15 minutos é longa o suficiente para atingir o objetivo, mas curta o suficiente para manter o foco do seu gato. Lembre-se: o objetivo deve ser o progresso, não a perfeição!

Elimine as distrações

Um gato distraído não consegue se concentrar. Encontre um lugar tranquilo longe de animais de estimação e membros da família para sua sessão de treinamento. Qualquer ruído de fundo pode confundir seu gato, tornando a sessão de treinamento improdutiva.

Seja consistente com as dicas

Para evitar confusão, use os mesmos sinais (podem ser sinais de mão) ou dicas para o comando que deseja obter. Certificar-se de que os membros da família também conheçam os sinais e dicas corretos ajudará a manter a consistência. 

Treine apenas uma habilidade por vez

Tentar ensinar várias habilidades a um gato ao mesmo tempo pode sobrecarregá-lo. Somente depois que seu gato dominar uma habilidade, você deve passar para a próxima. 

Repita, repita, repita

A repetição reforça o comportamento do seu gato. Depois que seu gato dominar a habilidade, certifique-se de repeti-la com frequência fora de uma sessão de treinamento para que seu gato não a esqueça.

Use reforço positivo

Concentre-se no comportamento que deseja que seu gato continue, e não no comportamento que deseja que ele pare. Gritar, dar um tapa ou pulverizar seu gato por comportamento indesejado não será produtivo e seu gato provavelmente apenas o evitará.

Ser paciente

Aprender novos comportamentos ou resolver problemas de comportamento leva tempo. Seja paciente com seu gato enquanto ele aprende uma nova habilidade – eles são mais do que capazes e muito inteligentes.

Métodos comuns de treinamento de gatos

Quer você use um clicker, sinais manuais, dicas de voz ou uma combinação dos três, aqui estão alguns métodos de treinamento de gatos que você pode usar.

treinamento clicker

O treinamento com clicker é um método de treinamento de gato muito eficaz. Tudo o que você precisa é de uma ferramenta que faça um clique suave como um clicker de treinamento , uma caneta ou até mesmo sua língua! O objetivo é primeiro associar o som do clique a uma recompensa e, em seguida, associar uma nova habilidade ou comportamento desejado ao clique, para que seu gato saiba que será recompensado, criando um ciclo de reforço.

Sinais de mão

Usar sinais manuais é outra ótima maneira de treinar seu gato. A chave é associar diferentes comandos com gestos de mão. Por exemplo, fechar o punho quando quiser que seu gato se sente ou abrir a palma da mão quando quiser que ele lhe dê um high five pode ajudar a fortalecer comportamentos.

dicas de voz 

As dicas de voz estão dizendo certas palavras para indicar certos comandos. Semelhante aos sinais manuais, a chave é associar uma palavra a um comportamento e recompensar seu gato quando terminar. Por exemplo, dizer “senta” para fazê-lo sentar ou dizer o nome dele para fazê-lo caminhar até você.


Adestramento de gatos: Parando o mau comportamento

Cansado de seu gato arranhar móveis ou arranhar seus braços? Aqui estão alguns truques para impedir o mau comportamento.

Ficar fora das bancadas

Os gatos adoram pular em bancadas, o que pode ser enervante e causar danos. Treinar um gato para ficar fora do balcão é possível usando fita dupla-face ou um objeto que o gato não goste para desencorajá-lo de pular lá em cima. 

Se eles pularem no balcão, coloque-os de volta no chão com calma e delicadeza. Se eles conhecem o comando sentar, este é um bom momento para usá-lo. Quando seu gato se sentar e não pular de volta para o balcão, dê a ele o petisco.

Morder ou chutar com as patas traseiras

Não é incomum que os gatos mordam ou chutem, mas pode se tornar um comportamento problemático. Se o seu gato morder ou chutar por causa de um limite ou problema de privacidade, respeite o espaço dele. No entanto, se o seu gato morder ou chutar para fora do jogo, solte-o e ignore-o. Quando seu gato parar de ser rude, recompense o comportamento calmo.

Outra maneira de desencorajar as mordidas de gato é desengajá-lo e oferecer sua mão para lambê-lo. Faça isso colocando uma guloseima ou comida de gato nas costas da mão ou dos dedos. Ao deixar seu gato lamber a guloseima de sua mão , ele aprende uma maneira melhor de se envolver com sua mão quando está de bom humor.

arranhar móveis

A maneira mais fácil de evitar arranhar os móveis é providenciar um poste para arranhar . Se isso não resolver o problema, coloque fita dupla-face sobre a área para desencorajar seu gato de usá-la. Lembre-se: os gatos usam arranhadores para reivindicar território e deixam seus feromônios por aí. É mais provável que um gato use um poste arranhador se estiver à vista ou em uma sala que outras pessoas também ocupem.

mastigação destrutiva

A mastigação destrutiva não é apenas irritante de lidar, mas também pode ser muito perigosa. Isto é especialmente verdadeiro se o seu gato gosta de mastigar cabos elétricos. 

Evite a mastigação destrutiva escondendo objetos ou pulverizando-os com um dissuasor de maçã amarga . Você também pode redirecioná-los para mastigar palitos ou outros brinquedos para gatos, como bolas de catnip.

Comer plantas de casa

Existem muitas plantas domésticas que são venenosas para os gatos . Embora você deva evitar completamente ter esses tipos de plantas em sua casa, a próxima melhor coisa é isolá-los em uma área e colocar fita dupla-face, tela ou papel alumínio ao redor da base da planta. Você também pode adicionar tiras de papel alumínio na panela para desencorajar seu gato de subir nela.

Você também pode oferecer ao seu gato uma alternativa, como grama de gato, quando ele sentir a necessidade de mastigar algumas verduras.

uivando por comida

Como um relógio, alguns gatos começam a uivar e miar perto da hora das refeições para chamar sua atenção.

A melhor maneira de parar os miados incessantes do gato é simplesmente ignorar o comportamento. Seu gato logo aprenderá que não há recompensa para isso e parará. Tente fazê-los sentar enquanto você prepara a comida para mostrar a eles que apenas um bom comportamento os levará ao que desejam.

Se você deseja que seu gato fique mais seguro em seu ambiente, interrompa comportamentos indesejados ou mostre alguns truques divertidos para festas, treinar gatos é uma ótima maneira de fazer o trabalho. Alguns minutos do seu tempo todos os dias não apenas manterão seu gato mental e fisicamente estimulado, mas também criarão um relacionamento melhor entre você e seu felino ronronante.